Rui Costa decreta lockdown na Bahia restrição total para conter o avanço do novo coronavírus

Medida valerá de forma geral para a população das 20h de sexta-feira (26) até as 5h de segunda (1º), mas começa algumas horas mais cedo para determinados setores.

Foto: Reprodução Redes Sociai

O governador da Bahia já vinha ensaiando um lockdown há uma semana, por diversas vezes o mesmo falou nesta possibilidade. As medidas restritivas começaram gradativas, primeiro veio o toque de recolher na última sexta (19), restringindo a circulação de pessoas nas cidades desde ás 22:00h até as 05:00h, três dias depois, segunda-feira (22), houve uma ampliação do toque de recolher passado a valer das 20:00h até ás 05:00h.

Em várias oportunidades Rui Costa alertou que em uma última tentativa de conter o vírus não hesitaria em fechar tudo, ou seja, colocar em prática um lockdown total em toda a Bahia e hoje, quinta-feira (25), o mandatário baiano bateu o martelo e decretou o fechamento da Bahia a partir de amanhã (26) e com previsão de término na segunda-feira (1º).

As restrições atingira todas as atividades consideradas não essenciais. Segundo o governador, bares e restaurantes não terão funcionamento presencial em nenhum horário a partir do início do período de restrição, e a venda de bebidas alcoólicas está proibida durante esse período, inclusive em supermercados. Os shoppings também ficarão fechados no final de semana.

Veja o detalhamento do que fecha e o que funciona na Bahia no período do lockdown:

Lojas e comércio de rua: fecharão das 17h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);

Bares, restaurantes, pizzarias, lojas de conveniência e similares: fecharão das 18h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º);

Shoppings e centros comerciais: fecharão das 20h de sexta-feira (26) às 5h de segunda-feira (1º).

O delivery de alimentos está permitido até a meia noite de sexta, e é preciso que as empresas forneçam transporte próprio para esses trabalhadores.

A circulação de pessoas na rua está liberada normalmente, desde que não tenha aglomerações. O transporte público também vai poder funcionar normalmente. O governador não deu detalhes sobre o transporte intermunicipal.

Todas as atividades sociais, sejam elas religiosas, políticas ou culturais, também estão proibidas neste período. Atividades físicas coletivas também foram suspensas neste período. Atividades individuais, como corridas e caminhadas, podem ser feitas.

Foi anunciado inicialmente o lockdown somente para Salvador, mas pouco tempo depois o governador anunciou a extensão para o restante do estado, incluindo as cidades que já estavam em toque de recolher desde a última sexta-feira (19).

As novas medidas restritivas são necessárias segundo o governo porque boa parte das cidades baianas estão com a capacidade das UTI’s chegando ao limite e a beira de um colapso no sistema de saúde.

O anúncio foi publicado no Twitter pelo governador.

Por Reinaldo Valverde / SimaoDiasComoEuVejo.com.br

Foto: Reprodução Redes Sociais
» Acompanhe nossas notícias pelo InstagramFacebookTelegram e WhatsApp
PUBLICIDADE
Aço Paris Master Vet - Clínica Veterinária

Deixe um comentário